PR inaugura rede electrica de dois postos administrativos na Zambézia

O Presidente da República (PR) de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou, nesta quarta-feira, 27 de Julho de 2022, as Redes Eléctricas dos Postos Administrativos de Macuse, no Distrito de Namacurra, e de Namanjavira, no Distrito de Mocuba, ambos na Província da Zambézia.

Os dois projectos foram financiados pelo Governo de Moçambique (GdM) num montante de 224.195.187,84 Meticais, dos quais 124.288.660.01 Meticais foram investidos na electrificação da sede do Posto Administrativo (PA) de Macuse e 99.906.527,83 Meticais no de Namanjavira.

Discursando durante a cerimónia de Macuse, o PR destacou a electrificação de Moçambique como um factor inclusivo de todos moçambicanos no desenvolvimento do País. “Iluminar Moçambique é uma das formas de inclusão de todos no processo de desenvolvimento”, salientou o Chefe do Estado, para depois acrescentar que “a electrificação dos Postos Administrativos é a manifestação mais saliente no quadro da agenda de transformação económica do País, neste ciclo de Governação, pois, no ciclo passado, foram electrificadas todas as sedes distritais de Moçambique.”

De acordo com Filipe Nyusi, a disponibilidade de energia, que a população de Macuse passa a usufruir, deve servir para incrementar a produção nos sectores de agricultura, turismo, pesca e agro-processamento de produtos extraídos do Distrito de Namacurra.

Já em Namanjavira, o PR sublinhou o compromisso do Governo em electrificar Moçambique. “Continuamos a trabalhar na expansão da rede eléctrica. Estamos a implementar o Projecto de construção da Linha de Alta Tensão Caia-Nacala, que atravessa o Distrito de Mocuba. Este projecto vai aumentar a qualidade e fiabilidade no fornecimento de energia eléctrica, bem como assegurar a ligação de mais população.

Segundo o Chefe do Estado, “a partir de hoje, estão criadas as condições para que mais investimentos sejam realizados em benefício da população de Namanjavira”, asseverou o PR, recordando à população que a taxa de ligação da corrente eléctrica é grátis.

Em ambos Postos Administrativos, o PR apelou à população a assegurar a vigilância das infra-estruturas eléctricas, com o intuito de prevenir a prática de actos de vandalização e roubo de material eléctrico.

Refira-se que as ligações serão contínuas, para se garantir o acesso universal à energia de todos os moçambicanos até 2030.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA