Mais de 300 mil casas foram ligadas à Rede Eléctrica só em 2021!

A iniciativa presidencial de tornar universal o acesso à energia em Moçambique até ao ano 2030 está a mudar a vida nas zonas rurais.

Através da expansão da Rede Eléctrica Nacional (REN) e da instalação de mini-redes e sistemas solares residenciais, foi possível, durante o ano 2021, ligar a energia a mais 309.322 novas instalações beneficiárias, o que representa um marco na história da electrificação do País.

Jubilante Anabela – Província da Zambézia

“Antes de termos energia, aqui no bairro, vivíamos mal, sem pilhas e não haviam lâmpadas. Agora que temos energia, estamos bem; a EDM ajudou-nos muito.Assistimos ao telejornal, o que acontece no mundo, bebemos água gelada”, disse jubilante Anabela Apareceu, uma das 33.388 novas beneficiárias de energia na Província da Zambézia.

Agostinho Mucepa – Província da Zambézia

Agostinho Mucepa, outro novo beneficiário de energia na Província da Zambézia, recordou: “Antes de haver energia, aqui na zona de
Matete, nós arranjávamos capim para alumiar dentro de casa; agora, o Governo já nos pôs nas mãos energia e estamos muito agradecidos.

Estávamos na escuridão; não é fácil arranjar capim (para alumiar) e sempre correr à cidade para carregar telefone. Nós éramos esquecidos, mas agora já estamos bem garantidos”


Manuel Cambra – Província da Zambézia

Para Manuel Cambra, a expansão da energia pela Província da Zambézia vem melhorar a sua actividade profissional. “Antes, a nossa vida era difícil, tínhamos problemas para carregar os nossos telefones, para soldar, porque era preciso andar 6 a 7 km. Neste momento, que temos energia, estamos bem; cada pessoa está a ter iniciativa de comprar o que não contava comprar, como congelador. Eu tenho uma pequena máquina de soldar, mas deixava em casa de um amigo, na cidade, onde fazia o trabalho de serralharia; mas, porque já temos energia, trouxe para aqui a minha máquina”.

“Antes de termos energia, estávamos a passar mal, apareciam cobras e nós não conseguíamos ver; agora, estamos bem, conseguimos beber água gelada e dormimos com iluminação”, referiu, visivelmente alegre, Jacinta Agostinho, residente em Matete, localidade
situada próxima à Vila-Sede do Distrito de Mocuba, na Zambézia.

Jacinta Agostinho – Província da Zambézia

A Rede Eléctrica Nacional também se estendeu para o distrito mais a noroeste da Província da Zambézia, na fronteira com o Malawi.
Através de instalação de uma mini-hídrica no povoado de Berua, electrificou-se o Posto Administrativo de Majua, onde o Professor Jacinto Mutchicuene, lembra-nos que “antes, nós, Docentes, não gostávamos de viver aqui e deixávamos a nossa família na Vila. Porém, actualmente, está bonito, sem confusão para carregar telefones, pois o sistema que usávamos queimava o aparelho. Estou feliz, tenhoantena da StarTimes, assisto a todos os noticiários e usamos computador; acima de tudo, já trouxe a minha família da Vila para aqui”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA